PROTEÇÃO DIGITAL
Instagram aplica restrições em contas de adolescentes no Brasil
Mudanças incluem novas funções em perfis privados, limites de mensagens e notificações noturnas
Por Redação

O Instagram iniciou no Brasil nesta terça-feira, 11, a "Conta de Adolescente", que aplica algumas restrições os perfis de adolescentes entre 13 e 17 anos, permitindo um maior controle dos pais sobre as configurações de o a rede social de seus filhos.
Leia Também:
Os adolescentes de 17 anos que criarem uma conta no app terão seus perfis automaticamente colocados como privado. Isso significa que novos seguidores só poderão ter o as postagens desse perfil, mediante a aprovação.
Os adolescentes só poderão receber mensagens de perfis que eles seguem. Também só podendo ser marcados ou mencionados em postagens de pessoas que eles seguem.
Para os menores de 16 anos a restrição é ainda maior, onde a conta privada vai valer para todos os perfis, inclusive os já cadastrados no aplicativo. Além de precisarem da autorização dos pais para alterar algumas configurações.
A Meta, empresa responsável pelo aplicativo, diz que pais de adolescentes mais velhos (16 e 17 anos) podem ativar a supervisão dos pais, para terem um maior controle sobre o o dos filhos.
Com essa função ativada, os pais podem negar as solicitações dos jovens para alterar as configurações, ou permitir que eles mesmos gerenciem. A Meta ainda diz que, em breve, os pais poderão alterar essas configurações remotamente, para tornar as contas mais protegidas.
Essas são as novas funções da "Conta de Adolescente":
- Contas privadas: o adolescente pode aceitar novos seguidores normalmente, mas pessoas que não o seguem ficarão impossibilitadas de interagir com ele. Isso será automático para novos usuários menores de 18 anos, e para todos os usuários (inclusive já cadastrados no app) menores de 16 anos.
- Restrições de mensagens: somente as pessoas que seguem o adolescente ou que já estavam conectadas com ele podem enviar mensagens diretas (DM).
- Notificação sobre tempo de uso: diariamente, os adolescentes receberão uma notificação pedindo para saírem do Instagram após 60 minutos de uso.
- Modo noturno: entre 22h e 7h, esse recurso será ativado, silenciando as notificações. Quem tentar contatá-los durante esse período será notificado de que o adolescente não poderá visualizar a mensagem naquele momento.
- Limitação de conteúdo sensível: a "Conta de Adolescente" limita automaticamente a exibição de conteúdos sensíveis, como vídeos de brigas e procedimentos estéticos.
- Marcação e menções: adolescentes só podem ser marcados ou mencionados em publicações por pessoas que os seguem.
- Supervisão dos pais: menores de 16 anos precisarão de autorização dos pais para alterar as configurações de suas contas e deixá-las com menos proteção. Os pais de adolescentes de 16 e 17 anos também podem ativar essa supervisão, caso prefiram ter esse controle.
Atualmente, o Instagram permite que pessoas a partir dos 13 anos possam ter seus perfis próprios na plataforma.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes