PREVENÇÃO
Inspeção e limpeza da caixa d'água evita proliferação da dengue 2l6jp
Reservatório deve ser limpo a cada seis meses 1dt63
Por Da Redação

Com o aumento dos índices de dengue, a inspeção e a limpeza da caixa d'água são uns dos cuidados fundamentais para evitar a proliferação da doença. O reservatório deve estar em boas condições e te ruma tampa que o deixe fechado.
>>> Número de mortos por Dengue sobe para 18 na Bahia
De acordo com Thaís Vieira, superintendente de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Embasa na RMS, a caixa d´água deve ser limpa a cada seis meses.
A limpeza deve ser feita com escovas de aço, palha de aço, vassoura ou material similar, utilizando apenas água sanitária na proporção recomendada. Além disso, não é recomendado utilizar detergente, removedores, sabão ou outros produtores químicos.
Em caso dos reservatórios domiciliares que ficam nas partes elevadas ou em local de difícil o do imóvel, os moradores precisam redobrar os cuidados com a segurança, diante do risco de queda. Assim como em caixas de grande porte, como de condomínio, recomenda-se a contratação de profissionais ou empresas especializadas para executar o serviço.
As orientações devem ser direcionadas também para quem usa tonéis ou quaisquer outros utensílios ou recipientes utilizados para guardar água, que devem ser mantidos fechados e limpos rotineiramente.
Plano de contingência
O Governo do Estado intensificou as ações durante a Semana de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti, entre 11 e 15 deste mês, com a vistoria e limpeza de áreas, incluindo os prédios públicos, mobilização de funcionários e conscientização da população em toda a Bahia.
A Embasa integra o grupo articulado pelo Governo do Estado para discutir e implementar estratégias emergenciais na prevenção e combate à dengue, juntamente com as secretarias de Saúde (Sesab) e Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za
Siga nossas redes