5u1ia

“Sempre acreditei na mobilização popular" i2z4j diz deputado Daniel Almeida
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

“Sempre acreditei na mobilização popular", diz deputado Daniel Almeida 68u3v

Deputado está presente no ato em defesa do fim da escala 6x1, em Salvador 1g3i6q

Por Victoria Isabel e Lula Bonfim

15/11/2024 - 11:44 h | Atualizada em 15/11/2024 - 12:23
Imagem ilustrativa da imagem “Sempre acreditei na mobilização popular", diz deputado Daniel Almeida
-

Uma manifestação contra a escala de trabalho 6x1, ocorre em Salvador nesta sexta-feira, 15. A ação, organizada pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), reúne pessoas no Farol da Barra, onde a concentração começou por volta das 10h. O objetivo é mobilizar a população em favor do fim dessa jornada de trabalho. O deputado federal Daniel Almeida (PC do B), presente no ato, defendeu o projeto de lei e afirmou que mobilizações como essas mudaram a história.

“Sempre acreditei na mobilização popular. Foi essa mobilização popular que tomou a decisão de virar todos os momentos históricos no nosso país. A anistia só veio porque teve mobilização popular para vencer a ditadura. A ditadura só acabou porque teve mobilização popular na direita. Teve as greves que ressurgiram no final da década de 70, onde as ruas foram ocupadas pelos trabalhadores para fazer a redemocratização, fazer a constituição brasileira”, disse ele ao portal A TARDE.

Leia mais 4h2s53

>> “Jornada de 44 horas de trabalho é cruel com os trabalhadores”, diz Marinho
>> "Pode prejudicar o Brasil", dispara Marçal sobre fim da escala 6x1

O deputado destacou ainda que as novas tecnologias influenciaram no processo positivo e devido a estes avanços a forma de produzir mudou. Segundo ele, o mercado de trabalho precisa se adaptar.

“Esse debate sobre jornada de trabalho é um debate global. O mundo está discutindo. As tecnologias que foram agregadas ao processo produtivo exigem que nós façamos uma adaptação a essa realidade. A forma de produzir mudou muito, a sociedade demanda outros serviços e isso não se ajusta ao mundo do trabalho. Então era estranho que esse debate não viesse. Ele veio. Nós estamos nas ruas”.

Sobre as críticas que o projeto enfrenta, Daniel Almeida destacou que a escala só favorece o dono do capital, e que por isso, os trabalhadores devem lutar para que esta mudança ocorra.

“Se dependesse do dono do capital, não tinha CLT, décimo terceiro salário, férias, jornada de 8 horas. Tudo isso é uma grande falácia. Na verdade, se a gente olhar o que era o mundo do trabalho e a atividade produtiva há 36 anos, em 1988, quando a Constituição foi promulgada, nós vamos verificar que a mesma quantidade de horas hoje produz 20, 30 vezes mais", pontuou.

“Outro elemento é o seguinte, as atividades novas que surgiram, hoje a grande economia é economia de serviço. Então quando você deixa o tempo livre das pessoas, eles vão fazer outra coisa, vão fazer outro entretenimento, vão viajar, tudo isso gera uma outra economia, que é absolutamente visível, necessário e que está presente na sociedade de hoje”, completou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 686yl

escala de trabalho 6x1 jornada de trabalho manifestação Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o

A tarde play
Play

Câmara de Salvador aprova reajuste dos servidores a portas fechadas 3u19x

Play

Vereadores de Salvador são agredidos em confusão durante votação; veja

Play

Rico Melquiades joga no Tigrinho na I das Bets e perde; assista

Play

Ex-deputada Célia Leão é retirada de voo por usar item proibido; vídeo

x