5u1ia

Anielle apresenta nomes de mulheres negras aptas para Ministério 5dj62
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

"ELAS DO ORÇAMENTO"

Anielle apresenta nomes de mulheres negras aptas para Ministério 2v613e

Ministra do Planejamento disse que estava com dificuldades de encontrar profissionais negras para pasta 4x85y

Por *Da Redação*

05/01/2023 - 16:27 h
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial e irmã da vereadora assassinada, Marielle
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial e irmã da vereadora assassinada, Marielle -

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã da vereadora assassinada, Marielle Franco, entregou nesta quinta-feira, 5, para Simone Tebet, uma lista de especialistas formulada pelo movimento "Elas do Orçamento" com nomes de mulheres negras preparadas para assumir cargos no Ministério do Planejamento.

Simone declarou na quarta-feira, 4, que pretende montar uma equipe diversa, mas que era difícil levar mulheres negras para trabalhar em Brasília pois geralmente são arrimo de família e, com isso, fica complicado tirá-las de suas cidades. E que o salário oferecido no ministério não é bom o suficiente para encorajar a mudança.

"Acho que a gente tem que prezar acima de tudo pela diversidade. Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil", disse Tebet.

Na lista do "Elas no Orçamento", estão mulheres negras com "capacidade, habilidades e competências técnicas" para atuar na área de planejamento, orçamento e finanças públicas. Lá estão nomes de mulheres em diferentes estágios de carreira, com experiências no setor público, privado e terceiro setor de todas as áreas do país. Anielle também entregou para ministra do Planejamento o livro "Gênero e Raça no Orçamento Público", organizado pela escritora ⁨Elaine Xavier⁩.

Em uma postagem na sua rede social Instagram, Anielle comentou o encontro com Tebet.

"conversamos também com a ministra sobre uma série de proposta para garantir igualdade racial e reparação no serviço público e em todos os lugares deste país, afinal, a população negra é a maior parte e reparar a desigualdade é uma missão do nosso Ministério. Para garantir isso, vamos trabalhar transversalmente com todos os outros".

"Mulheres negras sempre estiveram à frente da construção desse país, estarmos em espaços de poder é mover toda a estrutura, porque sempre nos colocaram na base. Nossa ocupação é legítima e tem potencial de mudar o Brasil", concluiu Anielle na postagem

As ministras Simone Tebet do Planejamento, Anielle Franco, Igualdade Racial se reunirá também com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e a ministra da Gestão, Esther Dweck, para construir ações para garantir mais mulheres nos cargos de direção e priorizar as mulheres, em especial as mulheres negras, nas políticas e nos instrumentos de planejamento e orçamento.

Na posse de Tebet, Anielle disse que se colocou à disposição da Tebet para trabalharem juntas em estratégias que ampliem diversidade na composição dos ministérios.

"Seguiremos trabalhando para evidenciar os talentos que o Brasil do futuro produz todos os dias. Eles precisam, elas precisam estar do nosso lado - disse ela.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 686yl

Anielle Franco ministério da igualdade racial Ministério do Planejamento mulheres negras mulheres pretas simone tebet

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o

A tarde play
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial e irmã da vereadora assassinada, Marielle
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista 2t1r3j

Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial e irmã da vereadora assassinada, Marielle
Play

"Mãos para trás", ordena Michelle Bolsonaro após 'apalpada'; assista

Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial e irmã da vereadora assassinada, Marielle
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial e irmã da vereadora assassinada, Marielle
Play

Ramagem coloca Bolsonaro na berlinda em escândalo de gravação

x