TRANSPORTE PÚBLICO
Salvador dá primeiro o para "resolver problema" do transporte 6f4u2n
Transporte público é considerado "calcanhar de aquiles" da gestão municipal 4k3a36
Por Gabriela Araújo

O transporte público de Salvador é considerado o 'calcanhar de aquiles' para a prefeitura. O governo Bruno Reis (União Brasil) tenta destravar o problema, e ao longo do mandato, a gestão pretende renovar a frota dos coletivos públicos, conforme informou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.
“Gastamos R$ 200 milhões só de subsídio tarifário para que o usuário não pagasse a tarifa toda. A prefeitura pretende continuar com o subsídio, talvez não subsidiando a tarifa, mas dando frota”, disse o titular da pasta nesta quinta-feira, 9.
Leia também
>> Muller atribui reajuste tarifário de Salvador a mudanças tributárias
>> Bruno Reis diz que não tinha como impedir aumento da tarifa de ônibus
>>Vai pesar no bolso? Entenda impacto do aumento da agem dos ônibus
Muller afirmou que a gestão municipal está disposta a “comprar ônibus para acelerar a renovação”. Segundo o secretário, a medida é uma das estratégias da prefeitura para reduzir a tarifa.
“É algo que a gente está estudando junto com o grupo, com a Casa Civil, com a Procuradoria para que a gente ache solução para esse problema”, acrescentou o convidado do programa ‘Papo Reto’, da Rádio A TARDE FM.
Os novos veículos serão adquiridos por meio de duas operações de créditos aprovadas na Câmara Municipal de Salvador (CMS) em 2024. Um dos projetos autorizados foi pedido de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que resultará na compra de 300 ônibus.
A segunda operação de crédito, contudo, não foi detalhada pelo titular da Semob. “Outra operação de crédito é com o Banco Internacional Mundial e está sendo construída e trabalhada pela nossa equipe para que a gente assine esse contrato e tenha aí aproximadamente US$ 97 milhões que serão integralmente investido na frota elétrica e toda a infraestrutura para ar essa frota”, concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za
Siga nossas redes