Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Brasil foi o primeiro país visitado por Francisco após se tornar papa

Papa Francisco foi recepcionado pela ex-presidente Dilma Rousseff

Por Bernardo Rego

21/04/2025 - 8:30 h
Papa Francisco faz aparição por ocasião da Páscoa
Papa Francisco faz aparição por ocasião da Páscoa -

O papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, foi alçado ao posto de representante máximo da Igreja Católica em 2013, escolheu o Brasil para fazer a sua primeira viagem internacional após assumir o cargo. Ele esteve no Rio de Janeiro e participou da 28ª Jornada Mundial da Juventude.

Leia Também:

Ao chegar ao Centro da cidade, o Pontífice enfrentou uma recepção inesperada: falhas no isolamento de algumas vias, como a Avenida Presidente Vargas, permitiram que centenas de pessoas se aproximassem do Papamóvel, atrasando o comboio. Estima-se que cerca de 200 mil fiéis acompanharam o cortejo.

Durante agem pela praia de Copacabana, o papa foi recebido por uma multidão de mais de 3 milhões de pessoas que prestigiaram a sua homilia. Francisco chegou ao Brasil em uma segunda-feira e desembarcou no Aeroporto do Galeão às 16h quando foi recebido pela então presidente Dilma Rousseff. Na quarta-feira, 24 de julho, ele viajou de helicóptero ao Santuário Nacional de Aparecida (SP) onde celebrou uma missa e enfatizou a importância da fé, da esperança e da alegria cristã.

Já no dia 25 de julho (quinta-feira) houve um encontro com a juventude, depois uma visita ao Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (Tijuca), que atende dependentes químicos. Durante a noite participou de uma Cerimônia de Acolhida da JMJ na Praia de Copacabana (originalmente prevista para Guaratiba, transferida devido às chuvas). No local, o Papa recordou a missão de São Francisco de Assis:

“Quis Deus que meus os, depois do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, se dirigissem para um particular santuário do sofrimento humano, que é o Hospital São Francisco de Assis. É bem conhecida a conversão do Santo Patrono de vocês: o jovem Francisco abandona riquezas e comodidades para fazer-se pobre no meio dos pobres, entende que não são as coisas, o ter, os ídolos do mundo a verdadeira riqueza e que estes não dão a verdadeira alegria, mas sim seguir a Cristo e servir aos demais; mas talvez seja menos conhecido o momento em que tudo isto se tornou concreto na sua vida: foi quando abraçou um leproso”, disse.

Na visita à comunidade de Varginha, em Manguinhos, Francisco entrou na casa de alguns moradores e falou sobre corrupção e fé em discursos aos peregrinos.

Já no domingo, 28 de julho, celebrou uma missa campal na Praia de Copacabana com cerca de 3,7 milhões de pessoas. Francisco também ouviu confissões de jovens e almoçou com jovens detentos, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil Igreja Católica Papa Francisco viagem

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Papa Francisco faz aparição por ocasião da Páscoa
Play

Major da polícia é preso por auxiliar Tuta, alta liderança do PCC

Papa Francisco faz aparição por ocasião da Páscoa
Play

Famosos comentam escolha do novo papa

Papa Francisco faz aparição por ocasião da Páscoa
Play

Vídeo: helicóptero cai em rio e seis pessoas morrem

Papa Francisco faz aparição por ocasião da Páscoa
Play

Após 9 meses, astronautas “presos” no espaço estão a caminho da Terra

x