5u1ia

Bracell quer dobrar áreas de soltura de animais 432s4c
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPECIAL MEIO AMBIENTE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPECIAL

Bracell quer dobrar áreas de soltura de animais 332h35

Confira o caderno especial desta quarta 3w6w4a

Por Ana Cristina Pereira

05/06/2024 - 1:06 h
Imagem ilustrativa da imagem Bracell quer dobrar áreas de soltura de animais
-

Em abril deste ano, a Bracell fez a primeira reintegração de animais silvestres na Fazenda Raiz, em Àgua Fria, no agreste baiano. O terreno foi certificado como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) e se junta a outros três mantidos pela gigante do setor de celulose na Bahia.

“A construção de sistemas regenerativos que favoreçam a natureza, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, que são aqueles indispensáveis à sobrevivência, está entre as prioridades da Bracell, que lançou uma importante agenda estratégica de ESG para 2030, chamada de Bracell 2030”, afirma Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell Bahia.

A reintrodução de animais na natureza é um dos destaques da agenda da empresa, que pretende dobrar o número de áreas certificadas pelos órgãos ambientais para soltura de animais silvestres em matas nativas. Para isso, atua melhorando as condições do habitat de espécies endêmicas e ameaçadas, por meio do monitoramento da qualidade dos ambientes naturais em áreas de conservação.

A Fazenda Raiz, por exemplo, a por estudos desde 2016, para descrever sua diversidade. E agora está pronta para dar uma nova chance aos animais reabilitados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O principal diferencial da fazenda, em relação às outras APAs, é o fato de ficar no agreste, com características de Caatinga, um dos biomas mais ameaçados do País. “As condições climáticas são o grande desafio da Caatinga, porque os animais e plantas precisam ter uma forte adaptabilidade a meses sem chuva e, no momento em que ocorre este fenômeno, toda a paisagem muda, saindo das matas brancas para áreas verdes cheias de ambiente propícios à reprodução da biodiversidade”, detalha Igor Macedo.

Até 2021, a Bracell Bahia possuía apenas uma Asas – a Reserva Particular do Patrimônio Natural Lontra (RPPN Lontra), localizada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra. Atualmente, são quatro: além da RPPN, a Fazenda Raiz, o Projeto Cachoeira, em Entre Rios, e o Projeto Sergipe, em Jandaíra. Segundo Macedo, a meta é chegar a seis áreas, na Bahia e em São Paulo, até 2030.

Patrocínio 5a656m

Logo da FIEB Logo da BRACELL Logo da BAHIA GÁS Logo da BAHIA NORTE

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o