5u1ia

Senai Bahia celebra 80 anos com protagonismo em inovação e formação profissional 6y5w54
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPECIAL INDÚSTRIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPECIAL INDÚSTRIA

Senai Bahia celebra 80 anos com protagonismo em inovação e formação profissional ot4c

A primeira unidade do Senai em solo baiano foi a Escola de Aprendizes Luiz Tarquinio, inaugurada em 1949 1g2q1i

Por Claudia Lessa

22/05/2025 - 15:14 h | Atualizada em 24/05/2025 - 11:06
Senai Cimatec, em Salvador
Senai Cimatec, em Salvador -

A história de oito décadas de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai Bahia) é marcada pela construção de um sistema conectado a pesquisas científicas, serviços tecnológicos, formações profissionais e apoio a micros, pequenas e médias empresas. Com o propósito de gerar inovação e novos negócios no setor industrial, a instituição do Terceiro Setor teve seu marco inicial em 1945, quando foi incorporada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

A primeira unidade do Senai em solo baiano foi a Escola de Aprendizes Luiz Tarquinio, inaugurada em 1949, atual unidade Dendezeiros. Ao longo da sua trajetória, a instituição se expandiu por diferentes regiões da Bahia, criando novas unidades e implementando tecnologias avançadas na área da Educação Profissional, como o Senai Cimatec e o Senai EAD. Em 1960, outra unidade foi inaugurada com o objetivo de elevar a competitividade da indústria na Bahia: o Senai Feira de Santana.

Fotos históricas da unidade do SENAI Dendezeiros.
Fotos históricas da unidade do SENAI Dendezeiros. | Foto: Sistema FIEB

Para atender as demandas da área de mecânica pesada, em 1970, foram inaugurados a Escola do Centro Industrial de Aratu e inaugurado o Centro Nelson Taboada, com oferta de cursos de Eletrônica, Instrumentação e Eletrotécnica. Também foram iniciadas, naquele ano, as atividades do Centro Diesel do Nordeste Roberto Simonsen e do Centro de Treinamento de Pessoal Manoel Joaquim de Carvalho.

A visibilidade nacional do Senai Bahia se deu em 2002, com a inauguração, em Salvador, do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias (Cimatec) – um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. Em 2024, o Senai Cimatec foi credenciado como universidade, ando a ter a autorização para oferecer cursos de graduação e pós-graduação, além de programas de extensão, com foco em áreas como Engenharia, Tecnologia da Informação, Gestão Industrial e Saúde. Atualmente, são 44 áreas de competência, entre as quais Computação e Inteligência Artificial; Robótica e Automação; Gestão, Logística e Mobilidade; Mecânica, Óleo e Gás; Química e Bioprocessos; e Saúde e Biotecnologia.

Fotos históricas da unidade do SENAI Dendezeiros
Fotos históricas da unidade do SENAI Dendezeiros | Foto: Sistema FIEB

Com a publicação da Lei nº 12.513/2011, que instituiu o Programa Nacional de o ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), todas as unidades do Senai, incluindo a unidade da Bahia, ou a integrar o Sistema Federal de Ensino. O Pronatec é responsável por expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica, abrangendo o ensino técnico presencial e à distância, bem como os cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. O Senai Bahia atua em mais de 100 munícipios, além de possuir unidades móveis com equipamentos, tecnologia e estrutura capazes de realizar cursos e atender demandas de forma itinerante.

O lançamento do Centro de Supercomputação para Inovação Industrial, em 2015, marcou mais uma página da história do Senai Bahia. O equipamento foi instalado no Senai Cimatec, que se consolidou como referência no país na oferta de soluções tecnológicas para diversos setores da economia, aliando excelência acadêmica, infraestrutura de ponta e interação direta com a indústria e a sociedade. A unidade é responsável, também, pelo Centro de Competências em Tecnologias Quânticas do Brasil e pela estratégia para a transição energética com foco em baixo carbono.

Outro marco da história do Senai Bahia foi a inauguração, em 2019, do Cimatec Park, complexo tecnológico e industrial instalado em uma área de quatro milhões de metros quadrados, no Centro Industrial de Camaçari. Quatro anos depois a instituição lançou o Senai Cimatec Mar, campus projetado para apoiar atividades e pesquisas marítimas industriais e comerciais, e o Senai Cimatec Sertão, campus dedicado ao desenvolvimento de tecnologias voltadas ao semiárido baiano.

Fotos históricas da unidade do SENAI Dendezeiros.
Na foto: Alunos em sala de aula anos 70
Fotos históricas da unidade do SENAI Dendezeiros. Na foto: Alunos em sala de aula anos 70 | Foto: Antônio Cavalcante/Coperphoto/Sistema FIEB

Linha do Tempo: 80 anos do SENAI na Bahia 402y3n

1940 - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), orientada pelo Decreto-lei nº 4.048 de 22 de janeiro de 1942.

1945 - Início de operação do Senai Bahia.

1949 - Inaugurada a primeira unidade do Senai no Estado da Bahia: a Escola de Aprendizes Luiz Tarquinio, atual unidade Dendezeiros.

1960 - Outra unidade é inaugurada para elevar a competitividade da indústria no Estado: Senai Feira de Santana.

1970 - Criada a Escola do Centro Industrial de Aratu e inaugurado o Centro Nelson Taboada, com cursos de eletrônica, instrumentação e eletrotécnica.

1980 - Iniciados os primeiros cursos técnicos em Camaçari.

1987 - Inaugurado o Centro de Formação Profissional Joaquim Ignácio Tosta Filho, em Ilhéus.

1989 - Inaugurado o Centro Móvel de Treinamento Professor Luís Gonzaga Serrano Nenês.

1993 - Criação do que hoje é a unidade de Inovação e Tecnologias Educacionais do Senai Bahia (ITED).

1996 - Inaugurada unidade do Senai em Lauro de Freitas.

1999 - Certificada unidade Dendezeiros como Centro Modelo de Educação Profissional.

2002 - É inaugurado o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec).

2005 - Criação da Faculdade Senai Cimatec, com oferta de cursos no Ensino Superior e fortalecimento das ações de PD&I.

2008 - Cimatec 2 é inaugurado. Neste ano também, o Cimatec realizou a primeira turma de mestrado profissional e iniciou o programa de doutorado.

2011 - Iniciado o projeto piloto do Programa Nacional de o ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

2012 - Criada as unidades Senai Barreiras e Senai Luís Eduardo Magalhães.

2013 - Senai inicia suas atividades em Camaçari e Juazeiro.

2014 - Confederação Nacional da Indústria (CNI) reconhece o Senai Cimatec como referência modelo na implantação da rede de Institutos de Inovação (ISI) e de Tecnologia (IST).

2015 - Lançamento do Centro de Supercomputação para Inovação Industrial e inaugurada da primeira fábrica-modelo Hemisfério Sul.

2017 - Cimatec se tornou um Centro Universitário; unidade integrada em Ilhéus inicia suas atividades; e inaugurada a unidade de Vitória da Conquista.

2019 - Inaugurado o Cimatec Park, complexo tecnológico e industrial instalado em uma área de quatro milhões de metros quadrados no Centro Industrial de Camaçari

2023 - Lançamento do Senai Cimatec Mar, campus projetado para apoiar atividades e pesquisas marítimas industriais e comerciais, e do Senai Cimatec Sertão, dedicado ao desenvolvimento de tecnologias voltadas ao semiárido baiano.

2024 - Senai Bahia é credenciado como universidade; projetos para criação do Parque Tecnológico Aeroespacial do Estado da Bahia e do Campus Senai Cimatec Digital e Criativo são lançados; e unidade de Teixeira de Freitas é inaugurada.

Fonte: Senai Cimatec

Patrocínio 5a656m

Logo da FIEB Logo da BRASKEM Logo da BRACELL Logo da FERBASA Logo da SEBRAE

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 686yl

Bahia indústria Senai

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o

A tarde play
Senai Cimatec, em Salvador
Play

FIEB realiza noite de homenagens a personalidades da indústria baiana 5g3i5i

x