MUDANÇA
Banco Central planeja medidas em fiscalização de IPs no Brasil 5560
Instituições de Pagamento são estruturas que podem oferecer serviços como pagamentos independentemente de relacionamentos com bancos 645s3b
Por Da Redação

O Banco Central (BC) está planejando algumas mudanças focando em Instituições de Pagamento (IPs) com objetivo de aumentar a fiscalização dessas estruturas que não precisam de autorização para funcionar no mercado financeiro.
Entre as mudanças está a elaboração de uma norma que proíbe o uso do termo “banco” para as instituições que não tenham autorização específica para atuar como instituição financeira. A previsão é de que essas alterações devam acontecer de forma gradual, iniciando por regras internas do BC.
IPs são estruturas que podem oferecer serviços como pagamentos independentemente de relacionamentos com bancos e outras instituições financeiras, mas que não estão autorizadas a conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes. Atualmente, há 152 instituições de pagamento autorizadas a funcionar pelo BC e 47 mapeadas pelo regulador que não estão sujeitas à autorização.
Nos últimos anos, o regulador financeiro tem adotado uma série de medidas para apertar o cerco contra as IPs, um ramo das fintechs. Inicialmente, o BC previu regras mais brandas para as novatas, de modo a impulsionar a concorrência no mercado, antes muito concentrado nos cinco maiores bancos.
O BC já avisou parte do mercado que deve lançar em breve uma regulamentação sobre o assunto. No ano que vem, o sistema bancário do país vai ar por nova avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI), que tem como base recomendações que dizem que esse é um princípio fundamental para uma supervisão bancária efetiva.
Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za
Siga nossas redes