E Lula vai hoje a Camaçari botar pilha em Caetano. Lá, é jogo duro 6q3p2s
Confira a coluna de Levi Vasconcelos 1xv1z

Dos 103 municípios brasileiros que têm mais de 200 mil eleitores, ou seja, podem ter dois turnos nas eleições, vai haver disputa em 81. Entre eles, o PT disputa em 13. O único que Lula botou pilha total, indo para um comício, é Camaçari, hoje.
Lula esteve ontem em Natal, onde deu uma pitada em favor de Natália Bonavides, a candidata do PT, e vai amanhã a São Paulo afagar Guilherme Boulos (PSOL). Domingo embarca para Kazan, na Rússia, a fim de participar da reunião dos Brics. Ou seja, não terá tempo.
Claro que ele foi convencido por Jerônimo e Rui Costa. E isso mostra a importância que o PT, partido que governa a Bahia há 18 anos, dá a Camaçari, com Luiz Caetano à frente. É um ensaio baiano para 2026.
Sem prognóstico –Ontem Bruno Reis esteve lá, visitando os Phocs (I, II e III), área em que tradicionalmente o PT é mais forte. E ACM Neto não arreda o pé da cidade. Os dois lados dizem que vão ganhar. E de fora, alguém arrisca um prognóstico? Ninguém.
Ao longo do ano Caetano sempre esteve à frente de Flávio Matos (UB) nas pesquisas, mas com pequena vantagem. As urnas confirmaram isso. Esta semana, uma pesquisa da P&A mostrou Flávio pela primeira vez na frente, mas coladinho, no empate técnico.
Hoje com Lula lá vai ser um festão em favor de Caetano, com caravanas de aliados de toda a área. Ontem foi um intenso sobe e desce de helicópteros na cidade, com o pessoal da segurança presidencial. Mas o desfecho só nas urnas.
Colaborou: Marcos Vinicius
Eures, o único deputado que virou prefeito, vê a Lapa mal
Dos cinco deputados estaduais que disputaram as eleições deste ano só um, Eures Ribeiro (PSD), virou prefeito, em Bom Jesus da Lapa, que ele já istrou de 2013 a 2020. O outro eleito é Pablo Roberto (PSDB), mas é o vice de Zé Ronaldo em Feira.
Ironia: após oito anos de uma istração bem sucedida, ele apoiou em 2020 Fábio Nunes, então no PSD, que ganhou com quase 10 mil votos de frente, e agora em 2024 enfrenta o mesmo Fábio Nunes, que mudou para o PT.
Eures diz agora que encontrará uma prefeitura bem diferente da que ele deixou.
– A cidade tem quatro meses de salários atrasados para os médicos e 10 meses para fornecedores, além de um débito de R$ 100 milhões. Também há contas de energia em atraso e descontos de consignados não reados aos bancos.
Eures diz que foi por isso que voltou, para consertar.
Alan e Ditinho mirando 2026
Alan Sanches (UB), líder da oposição na Assembleia, já fixou o rumo para 2026. Vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília e fará parceria para estadual com o empresário Benedito de Souza Lemos Filho, o Ditinho.
A folgada vitória do prefeito Genival Deolino (PSDB) em Santo Antônio de Jesus, com quase 19 mil votos de frente, é em grande parte creditada ao trabalho de Ditinho. Alan é aliado de Genival.
E São Francisco do Conde perde o arauto do Convento
São Francisco do Conde, no Recôncavo, uma das joias do Brasil Colônia, sofreu um forte baque ontem. Perdeu o arauto maior da defesa de uma das suas relíquias, o Convento de Santo Antônio. O Frei Rogério Rodrigues da Silva, 47 anos, sofreu um infarto fulminante na madrugada em Simões Filho, onde estava morando.
Ele era o Guardião do Convento de Santo Antônio e presidente do Comitê Salve o Convento de Santo Antônio, um grande expoente da força que a cidade tinha no tempo do Império.
O velório está sendo na Igreja Matriz de São Gonçalo e o sepultamento no cemitério do Campo da Paz Celestial, em São Francisco do Conde, hoje pela manhã. A cidade vai parar.