Porsche inaugura showroom na Bahia Marina 5n3t1m
Espaço será desativado no 1º semestre de 2023, com inauguração da concessionária da marca 19i5q

A Bahia Marina foi o local escolhido para abrigar o Espaço Porsche Salvador, um showroom inaugurado na quinta-feira ada, 18, onde os fãs dos carros superesportivos de luxo terão a oportunidade de fazer test drive e conhecer alguns dos principais lançamentos da marca alemã. Inicialmente, será possível ter o prazer de acelerar os modelos 718 Cayman GT4 e o 911 GT3. A loja fica na Avenida Lafayete Coutinho, 1010, e tem funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Provisório, o espaço será desativado no primeiro semestre de 2023, quando será inaugurada uma concessionária da marca. Com 2.573 metros quadrados, o Porsche Center Salvador será construído na Avenida Tancredo Neves. O grupo mineiro Bamaq foi escolhido para representar a Porsche na Bahia e vai investir R$ 30 milhões no projeto. Os recursos serão aplicados em compra de terreno, construção, frota de test drive etc. A loja vai seguir o padrão de arquitetura, layout e mobiliário, que é comum à marca em todo o mundo. Serão gerados 30 empregos diretos.
Expansão
O gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da Porsche Brasil, Leandro Giacon, afirma que está fortalecendo a operação no país. “A abertura de novos pontos de vendas e atendimento é fundamental para aproximar a marca de seus clientes e fãs. O Espaço Porsche marca o início de nossa história na Bahia. Um lugar moderno e aconchegante, ideal para recebermos nossos clientes, enquanto avançamos na construção do Porsche Center Salvador” afirma. Na região Nordeste, a marca conta com representantes em Pernambuco e no Ceará.
A marca alemã teve em 2021 o melhor ano de vendas da sua história. No total, 301.915 unidades foram vendidas no mundo, um crescimento de 11%, que ultraa as vendas na pré-pandemia. Na América do Norte foram 70.025 carros zero vendidos, 20% a mais em relação a 2020. Entretanto, no Brasil, o crescimento em 2021 foi ainda maior, com emplacamento de 3.079 carros novos, uma alta de 24% na comparação com 2020.
Nos três primeiros meses de 2022 houve uma leve queda no desempenho. No balanço divulgado, a marca confirmou que entregou em todo o mundo aproximadamente 68.426 unidades, o que significa recuo de 5% na comparação com igual período do ano ado. A leve queda não ocorre por falta de demanda, ao contrário, ela é maior que a oferta, mas pela escassez de insumos, que afeta toda a indústria, e pelos reflexos dos problemas logísticos gerados pela guerra na Ucrânia.
As maiores quedas foram registradas em mercados da América, com declínio de 19%, e em países reunidos na região Ásia/África/Oriente Médio, com uma queda de 10%. Por outro lado, as vendas na Europa cresceram 18%, totalizando 22.791 unidades entregues.
Em 2022, os modelos mais vendidos no mundo pela Porsche foram os SUVs Cayenne e Macan, primeiro e segundo mais licenciados. O terceiro foi o Taycan, primeiro elétrico da marca. No Brasil os campeões de vendas foram Macan, Cayenne e 911, o esportivo mais icônico da empresa. Além deles, há o Panamera e o 718.
Entrevista | Clemente Jr

"Demandas pelos carros da Porsche é maior que a oferta"
Fundado em 1974 na cidade de Contagem (MG), o Grupo Bamaq tem uma rede de 18 concessionárias em 16 estados. Representa marcas de equipamentos pesados e já atua como concessionário autorizado Porsche em Belo Horizonte. Atua na Bahia desde 2005, com a Bamag Máquinas.
Ex-piloto de corridas e vencedor do campeonato de Fórmula 3 Sul-Americana em 2007, Clemente Jr., CEO do Grupo Bamaq, conversou com A Tarde Autos sobre sua paixão por carros e a expectativa de crescimento da Porsche no mercado baiano.
Como avalia o potencial do mercado baiano?
Inaugurar o Espaço Porsche Salvador e anunciar a construção da concessionária para nós é motivo de orgulho. Batalhamos muito para conseguir essa revenda no estado da Bahia, porque acreditamos no potencial do mercado. O produto tem uma demanda reprimida grande e vamos vender todos os carros que forem disponibilizados pela fábrica. Tem muito mais demanda do mercado do que oferta de carros.
O oeste da Bahia, um dos mais importantes polos do agronegócio brasileiro, demanda carros de luxo, mas as picapes são as maiores estrelas. Como o Grupo Bamaq vai promover a marca Porsche junto ao produtor rural?
Nós vamos atuar no estado como um todo. A Bamac Máquinas está inaugurando uma loja em Luís Eduardo Magalhães, então isso nos aproxima do público-alvo e ajuda muito. Faremos eventos para promover experiências com a marca e os produtos no oeste baiano e em várias regiões do estado. Nós temos estrutura e penetração para isso.
Por que a Bahia Marina foi escolhida para abrigar o showroom?
Porque além de ser um local belíssimo é ponto de encontro do nosso público-alvo, que frequenta os restaurantes ou a marina e ficou muito bom o espaço. Em 40 dias nós concluímos a obra e entregamos o showroom, onde os fãs da marca poderão conhecer lançamentos e fazer test-drive também. Vamos inaugurar a concessionária no primeiro semestre de 2023, entre abril e maio. Então o showroom será desativado.
Como você avalia as ameaças e oportunidades para o mercado de luxo no próximo ano?
Eu sou otimista, apesar do cenário econômico difícil, dos juros altos, esse mercado não deve ser afetado, porque existe uma demanda reprimida muito grande. Tudo que for disponibilizado será vendido. A Porsche vai crescer um pouco mais em 2023 ou, na pior das hipóteses, continuar no mesmo ritmo de crescimento.
Ex-piloto de corridas e vencedor do campeonato de Fórmula 3 Sul-Americana em 2007, você é apaixonado por carros?
Sim, os carros e a velocidade estão no meu DNA. Sou apaixonado por carros desde a infância. Comecei a correr aos 7 anos de idade. A gasolina está nas veias e os carros são paixão. Eu estive a primeira vez em Salvador em 1996, era bem novo, para disputar o campeonato brasileiro de kart. Foi uma experiência bacana, treinar e depois competir. Pude conhecer a cidade.
Quais são seus modelos preferidos da Porsche?
Meu modelo preferido é o 911, sem dúvida. E hoje eu tenho o 911 Turbo S – Porsche. Eu estou sempre variando, até porque preciso conhecer cada vez melhor os produtos que o grupo representa. E estou aguardando o 911 GT3 RS, que tem foco nas pistas, a nova versão. Esse, com certeza, vai ficar no topo da minha lista. É um carro superequilibrado, que eu vou poder usar na pista, como carro de corrida, e sentir a emoção, a velocidade, participando dos eventos que a marca organiza, terei experiências muito bacanas quando esse carro chegar.