MUITO ALÉM DO SHOT
Saiba como harmonizar tequilas com pratos sofisticados
1800 Tequila e Maestro Dobel foram foco em experiência gastronômica
Por Isabela Cardoso

Muito além dos shots animados em festas, a tequila tem mostrado, cada vez mais, sua vocação para experiências sensoriais refinadas. Nativa do México e adorada há séculos, ela é uma bebida versátil que pode ser apreciada de diversas maneiras, seja pura, com gelo ou misturada a outros ingredientes em um coquetel.
O Portal A TARDE vivenciou um jantar harmonizado com as marcas Super e Ultra da Casa Cuervo, 1800 Tequila e Maestro Dobel, para trazer dicas de como fazer combinações da bebida com comidas.
O menu, assinado pelo renomado chef Raphael Sepúlveda, apresentou quatro tempos de alta gastronomia combinados com tequilas , sob a condução do mixologista e embaixador das marcas de luxo da Casa Cuervo no Brasil, Michel Felício.
Leia Também:
Tequila 1800 Silver
A noite começou com uma delicada tostada de atum servida sobre uma tortilha crocante com straciatella, tartare de atum, gel de abacate com pimenta doce, pistache, gergelim e brotos. A combinação perfeita veio com a 1800 Silver, uma tequila clara, suave e levemente cítrica.
Tequila Maestro Dobel Diamante
Em seguida, o menu trouxe uma copa lombo defumado com gastrique asiática de abacaxi e coleslaw com toque de amendoim torrado. A harmonização foi com a sofisticada Maestro Dobel Diamante, uma tequila cristalina composta por blends de tequilas reposado, añejo e extra-añejo, envelhecidas em barris do Leste Europeu e filtradas em carvão ativado.
A bebida a por um processo de filtragem artesanal conhecido como “diamante”, usando carvão ativado, em que toda a cor e os sabores amargos são removidos, mas preservando a complexidade e suavidade.
Tequila 1800 Cristalino
O terceiro prato trouxe chorizo com mousseline de couve-flor, castanhas e salada de rúcula com agrião, acompanhando a 1800 Cristalino. Esta tequila añejo a por uma maturação cuidadosa de 16 meses em barris de carvalho americano e francês, com finalização de até seis meses em barris de vinho do Porto. A filtragem em carvão ativado confere ao líquido clareza e suavidade excepcionais.
Tequilo 1800 Milenio
A sobremesa trouxe um elegante mousse de chocolate 70% com praliné de nibs e curd de maracujá, em perfeita harmonia com a premiada 1800 Milenio – eleita a melhor tequila do mundo pelo IWSC em 2024. Extra-añejo, ela a mais de três anos envelhecendo em barricas de carvalho francês e recebe uma maturação final de quatro meses em barris de conhaque francês.
O resultado é uma tequila de altíssimo nível, com notas de baunilha, frutas vermelhas e canela. A complexidade da Milenio se alinha com a intensidade do chocolate e o toque cítrico do maracujá, encerrando a experiência de forma memorável.
Dicas para harmonizar
Sirva bem: tequilas devem ser servidas puras, em taça de vinho tinto e ligeiramente geladas, para realçar os aromas e a textura.
Cuidado com o açúcar: evite pratos muito doces, que podem conflitar com a estrutura da tequila.
Harmonize por intensidade: pratos leves com tequilas claras; pratos mais robustos com tequilas envelhecidas.
Experimente combinações ousadas: tacos, queijos maturados e legumes são excelentes companheiros para a tequila – cada estilo da bebida pede um ingrediente diferente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes