BRASIL
Aeroportos arão a ter salas especiais para ageiros autistas 2te2p
Programa foi anunciado nesta terça-feira, 5, pelo governo federal 356zi
Por Da Redação

O Ministério de Portos e Aeroportos lançou, nesta terça-feira, 5, o Programa de Acolhimento ao ageiro com Transtorno do Espectro Autista. O anúncio aconteceu durante o evento Airport National Meeting 2024, em Brasília.
O programa visa proporcionar uma melhor experiência nos aeroportos brasileiros para ageiros neurodivergentes, especialmente com TEA, e seus familiares. Para isso, os terminais aéreos contarão com vários aprimoramentos, entre eles, a instalação de salas multissensoriais que oferecerão estímulos sensoriais visuais, táteis e auditivos, promovendo relaxamento, concentração e bem-estar; e/ou salas de acomodação com ambientes tranquilos e estímulos reduzidos, pensadas para acolher ageiros durante momentos de crise, oferecendo um espaço calmo e seguro.
As duas salas estarão disponíveis para todas as faixas etárias e íveis também a ageiros com outras neurodivergências, proporcionando um ambiente inclusivo para todos. Além disso, os profissionais do setor arão por capacitação, e haverá, ainda, a promoção de conscientização e sensibilização dos demais ageiros. O programa também prevê uma reavaliação humanizada dos procedimentos, com o objetivo de aprimorar a experiência dos ageiros com TEA, tanto em solo quanto durante o voo.
20 salas até 2026
O Programa de Acolhimento ao ageiro com TEA está alinhado com os objetivos do Plano Aeroviário Nacional (PAN) e resulta de um compromisso firmado entre o MPor e a Casa Civil, visando à instalação de 20 salas multissensoriais em aeroportos brasileiros até 2026, por meio do Programa de Governo “Viver sem Limites II”. Ainda em novembro será inaugurada mais uma sala multissensorial no aeroporto de Natal. Já está prevista a implementação de outras seis salas no primeiro trimestre de 2025.
As duas primeiras salas sensoriais em aeroportos foram instaladas em Florianópolis (SC) e Vitória (ES) pela Concessionária Zurich Airport, em uma iniciativa pioneira que inspirou o atual programa. A adesão ao Programa se trata de investimento realizado pelas próprias concessionárias nos aeroportos, não gerando custo algum para a União.
Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za
Siga nossas redes