5u1ia

Lula assina decreto que autoriza monumento das cavernas na Bahia w2x45
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PRESERVAÇÃO

Lula assina decreto que autoriza monumento das cavernas na Bahia 4z3c13

Governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou do ato em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente 3t6b30

Por Da Redação

05/06/2024 - 18:21 h
Governador esteve em Brasília para participar do ato de s de decretos feita por Lula
Governador esteve em Brasília para participar do ato de s de decretos feita por Lula -

A cidade de São Desidério, localizada no oeste baiano, receberá um monumento natural das Cavernas após a de um decreto feito pelo presidente Lula (PT) nesta quarta-feira, 5, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com Jerônimo, a do decreto é um comprometimento crucial para a preservação ambiental do estado. “Entre todos os anúncios realizados pelo presidente Lula hoje, um deles é fundamental para a Bahia: a criação da Unidade de Conservação para proteção das cavidades naturais, no município de São Desidério, o que reforça o nosso compromisso com o meio ambiente”, declarou o governador.

A unidade de conservação abrangerá uma área de 16 mil hectares, protegendo importantes cavidades naturais e patrimônio espeleológico, incluindo o maior salão de cavernas conhecido no país, localizado na Garganta do Bacupari, e o maior lago subterrâneo, no Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério. A região é um hotspot de biodiversidade da fauna subterrânea, com sítios arqueológicos significativos e mais de 200 cavernas já registradas.

O chefe do Executivo estadual participou de uma agenda institucional no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado de Lula e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em alusão ao Dia do Meio Ambiente.

Proteção ambiental

O presidente Lula aproveitou a ocasião para criticar as práticas de desmatamento e reforçar a importância da preservação ambiental.

“Tem muita gente que fica com raiva quando a gente faz um decreto desse. Tem muita gente que acha que isso aqui seria preciso ar uma motosserra e acabar com a floresta para poder plantar qualquer coisa. Quando hoje, está claro, que manter uma floresta em pé e bem cuidada pode ser tão rentável para o Estado e para os povos que moram na floresta, do que qualquer investimento. É apenas uma questão de compreensão e opção para que levem mais a sério essa questão ambiental”, afirmou o presidente.

Jerônimo também destacou a relevância do esforço conjunto para a criação de políticas desenvolvimentistas para as áreas ambientais.

“A presença de outros governadores e autoridades, durante a de decretos que compõem as diversas medidas e avanços do governo pela proteção do nosso meio ambiente, é uma prova do compromisso e da força da união entre os estados e municípios pela transformação ecológica e desenvolvimento sustentável de todo o nosso país.”

Balanço e medidas

A ministra Marina Silva, apresentou a recomposição do orçamento para o meio ambiente, os resultados no combate ao desmatamento, captação de investimentos e a recomposição dos quadros de servidores. Ela também anunciou 14 novos decretos, como a criação da Estratégia Nacional de Bioeconomia e do Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais, além de um pacto para a prevenção de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 686yl

Biodiversidade cavernas Política Ambiental preservação ambiental São Desidério unidade de conservação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o

A tarde play
Governador esteve em Brasília para participar do ato de s de decretos feita por Lula
Play

Parceiro de Dona Maria, líder de facção na Bahia é preso em São Paulo 691w6x

Governador esteve em Brasília para participar do ato de s de decretos feita por Lula
Play

VÍDEO: Jovem é apreendido por bater em namorada com pauladas na Bahia

Governador esteve em Brasília para participar do ato de s de decretos feita por Lula
Play

Chefão do CV é alvo de nova operação contra o crime organizado na Bahia

Governador esteve em Brasília para participar do ato de s de decretos feita por Lula
Play

Envolvidos na morte de investigador da Polícia morrem em operação

x