5u1ia

Ipac realiza requalificação de prédio histórico da Junta Comercial 4e28g
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PATRIMÔNIO

Ipac realiza requalificação de prédio histórico da Junta Comercial 4fd57

Governo do Estado investe R$ 9 milhões na reforma do edifício, considerado um dos mais importantes exemplares da arquitetura eclética na região 2d65a

Por Redação

23/05/2025 - 15:07 h
Prédio da Junta Comercial da Bahia foi inaugurado há 175 anos.
Prédio da Junta Comercial da Bahia foi inaugurado há 175 anos. -

O prédio histórico da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) está ando por uma reformulação completa. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

A obra de requalificação tem investimento de mais de R$ 9 milhões do Governo do Estado e contempla, desde a demolição de estruturas comprometidas, até a implantação de sistemas modernos de infraestrutura elétrica, lógica, hidrossanitária e de climatização.

Situado no bairro do Comércio, em Salvador, o edifício é considerado um dos mais importantes exemplares da arquitetura eclética na região, compondo o cenário urbano do centro antigo da capital baiana, com relevância artística, cultural e histórica.

O prédio, inaugurado em 1850, fica localizado ao fundo da Associação Comercial da Bahia, integra a poligonal de tombamento do Conjunto Urbano e Arquitetônico da Cidade Baixa de Salvador, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2008.

"Investir na conservação de edifícios como o da Junta Comercial é reafirmar o compromisso do Estado com a memória e a identidade do povo baiano. A revitalização garante o uso adequado desses espaços e contribui para o desenvolvimento urbano com respeito ao patrimônio histórico", afirma o diretor do Ipac, Marcelo Lemos.

A requalificação, promovida pelo Ipac, é parte dos esforços do Governo da Bahia para a preservação e valorização do patrimônio público estadual, garantindo o uso contemporâneo de imóveis históricos sem descaracterizar sua essência arquitetônica.

Entre os serviços realizados estão escavações para construção de cisternas e poço de elevador, montagem de escadas metálicas, instalação de forros de gesso e pisos em granito, impermeabilização das áreas molhadas e fachadas, recuperação de elementos arquitetônicos e decorativos, além de pintura e acabamentos com materiais de alta durabilidade.

Um dos destaques do processo foi a atenção dada à valorização da fachada histórica, com a restauração de rebocos, sacadas, balaústres e demais elementos originais que compõem o estilo eclético do prédio. A obra também contou com a instalação de redes de condicionadores de ar e modernização dos sistemas internos, tornando o edifício mais funcional e adaptado às necessidades atuais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 686yl

Centro Histórico governo do estado ipac Juceb requalificação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o

A tarde play
Prédio da Junta Comercial da Bahia foi inaugurado há 175 anos.
Play

VÍDEO: Jovem é apreendido por bater em namorada com pauladas na Bahia 53j8

Prédio da Junta Comercial da Bahia foi inaugurado há 175 anos.
Play

Chefão do CV é alvo de nova operação contra o crime organizado na Bahia

Prédio da Junta Comercial da Bahia foi inaugurado há 175 anos.
Play

Envolvidos na morte de investigador da Polícia morrem em operação

Prédio da Junta Comercial da Bahia foi inaugurado há 175 anos.
Play

Guerra entre PCC e CV no sul da Bahia provoca mortes

x