5u1ia

Instituições baianas capacitam profissionais para cirurgias robóticas 46629
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TECNOLOGIA E SAÚDE

Instituições baianas capacitam profissionais para cirurgias robóticas 183k1w

Em breve, os simuladores arão por outros dois hospitais públicos na Bahia 4l1j6o

Por Da Redação

25/01/2024 - 20:43 h
Imagem ilustrativa da imagem Instituições baianas capacitam profissionais para cirurgias robóticas
-

As Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital Mater Dei Salvador realizam nesta quinta, 25 e sexta-feira, 26, um treinamento para cirurgiões usando simuladores de realidade virtual de última geração para cirurgia robótica.

O treinamento, idealizado pelo Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) em parceria com a Endocompany, vai simular cirurgias e situações adversas, com detalhes da anatomia do corpo humano, para que os participantes aprendam na prática a utilizar o robô cirurgião. Em breve, os simuladores arão por outros dois hospitais públicos na Bahia, o que reacende a discussão sobre a viabilidade econômica dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o urologista Nilo Jorge Leão, chefe do programa de cirurgia robótica e da urologia do Hospital Mater Dei Salvador, apesar de hospitais do estado e do município ainda precisam resolver questões básicas, como falta de leitos de UTI e outras questões mais urgentes antes de evoluírem para a aquisição da tecnologia robótica, algumas instituições podem reforçar o uso da ferramenta na Bahia.

“Instituições como as Obras Sociais Irmã Dulce, por serem formadoras de gerações de médicos, talvez possam viabilizar a verba através de apoios federais ao ensino e pesquisa, o que faria mais sentido na conjuntura dos preços atuais”, defendeu o médico, que também coordena a Uro-oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e a Urologia do Hospital Municipal de Salvador (HMS).

Para o urologista Felipe Pinho, um dos coordenadores da imersão em realidade virtual e vice-coordenador da Urologia do HMS, qualificar o máximo de cirurgiões da Bahia para realização de cirurgias robóticas é importante porque “comprovadamente, a tecnologia robótica melhora resultados cirúrgicos e possibilita uma recuperação muito mais rápida aos pacientes”, afirmou. Com a utilização de sistemas robóticos, os cirurgiões têm o à visão tridimensional de alta definição e a instrumentos articulados que proporcionam uma precisão excepcional durante procedimentos delicados. Isso resulta em menos sangramento, menor trauma nos tecidos circundantes e alta hospitalar mais rápida para os pacientes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 686yl

cirurgia robotica cirurgias e situações adversas Hospital Mater Dei Salvador Obras Sociais Irmã Dulce simuladores de realidade virtual treinamento para cirurgiões

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o

A tarde play
Play

Parceiro de Dona Maria, líder de facção na Bahia é preso em São Paulo 691w6x

Play

VÍDEO: Jovem é apreendido por bater em namorada com pauladas na Bahia

Play

Chefão do CV é alvo de nova operação contra o crime organizado na Bahia

Play

Envolvidos na morte de investigador da Polícia morrem em operação

x