5u1ia

Governo lança estratégia para fiscalizar Bolsa Família e CadÚnico 6c2b4f
Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Governo lança estratégia para fiscalizar Bolsa Família e CadÚnico w3ut

É prevista melhoria da base de dados 271d25

Por Agência Brasil

18/03/2024 - 13:17 h
A medida prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos
A medida prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos -

Um plano de ação para orientar a fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A medida - publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18, - prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos.

Estão previstas medidas para a construção de um plano de comunicação da rede de fiscalização; a implantação de uma unidade de pesquisa, estratégia e gestão de risco; elaboração de uma proposta para melhoria da base de dados; avaliação dos termos de adesão aos programas sociais; criação de um cronograma de auditorias; tratamento e a comunicação aos órgãos de controle dos casos de irregularidade identificados; criação de um fluxo de denúncias; e o estabelecimento de uma comunicação externa para informar outras instâncias governamentais, órgãos de fiscalização e iniciativas de controle social.

De acordo com o documento, as medidas serão implementadas ainda em 2024, mas o plano deverá funcionar como “um instrumento de planejamento e aprimoramento contínuo”, com o objetivo de melhorar a qualidade das informações e da fiscalização, além de prevenir fraudes nos programas sociais.

Rede federal

O novo instrumento é resultado do trabalho da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do CadÚnico, criada em junho de 2023 (Lei 14.601/23), que tem como membros integrantes do MDS, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União.

A lei que criou a rede foi decorrente de uma medida provisória que também reformulou os critérios de concessão do Programa Bolsa Família.

De acordo com o governo, a revisão foi necessária após o Tribunal de Contas da União apontar “divergências de renda e de composição familiar, além de falta de atualização e inconsistência de dados”, depois de análise da política de transferência de renda federal praticada na gestão anterior.

Distorções

O CadÚnico também ou por reestruturação após um acordo judicial, resultante de uma ação movida pela Defensoria Pública da União, em 2020, que questionou a desestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e distorções no cadastro que dava o a mais de 30 programas sócias do governo federal.

Compartilhe essa notícia com seus amigos 476za

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags: 686yl

atualização Benefícios Desafios fiscalização FRAUDES governo Informações enganosas medidas MELHORIAS Plano de ação programas sociais Qualidade das informações Rede Federal Requisitos sensacionalismo veracidade vulnerabilidade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas 591k3o

A tarde play
A medida prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos
Play

VÍDEO: Jovem é apreendido por bater em namorada com pauladas na Bahia 53j8

A medida prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos
Play

Chefão do CV é alvo de nova operação contra o crime organizado na Bahia

A medida prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos
Play

Envolvidos na morte de investigador da Polícia morrem em operação

A medida prevê oito ações a serem implementadas e a criação de dois grupos técnicos
Play

Guerra entre PCC e CV no sul da Bahia provoca mortes

x